12 Efeitos e Consequências da Falta de Vitamina D

Já está comprovado que pessoas ao redor do mundo inteiro, principalmente em regiões longe dos trópicos, sofrem com a falta de Vitamina D, e existem grandes chances de você também estar com deficiência dessa vitamina.

Infelizmente, a Vitamina D atingiu estatísticas que vem chamando atenção, pois mais de 50% da população mundial sofre com baixos níveis de Vitamina D, e isso não é nada bom.

Já sabemos que existem vários efeitos e consequências da falta de Vitamina D que são muito sérios e podem inclusive levar a morte indiretamente, através de várias doenças.

Ainda não há um consenso ideal das quantidades recomendadas de suplementação de Vitamina D, mas os especialistas costumam sugerir a dose de 5.000 ui por dia.

efeitos e consequências da falta de vitamina D

12 Efeitos e Consequências da falta de Vitamina D

Existem muitos efeitos da falta de Vitamina D que podem comprometer e muito a sua saúde, para exemplificar, vamos colocar aqui 12 possíveis consequências apesar de existirem várias.

1 – Você tem maiores chances de ficar com depressão

Uma das maiores descobertas relacionadas aos baixos níveis de Vitamina D foi sua relação com a depressão.

Um dos efeitos da falta de Vitamina D são chances mais que dobradas de depressão segundo um estudo feito com mais de 31.000 pessoas.

depressão e falta de vitamina D

2 – Você tem maiores chances de contrair o Mal de Alzheimer

Considerada uma das doenças mais tristes do nosso século atual, a falta de vitamina D tem como consequência uma probabilidade maior de contrair o temido Mal de Alzheimer.

Segundo os estudos, o risco de pegar o mal de Alzheimer é de 122% maior em pacientes com carência de vitamina D, uma estatística bem relevante.

Vitamina D e o mal de alzheimer

3 – Maiores Chances de ficar demente

Outro efeito da falta de vitamina D, assim como o Mal de Alzheimer, atinge o nosso cérebro. O mesmo estudo que diagnosticou o maior risco do Mal de Alzheimer relacionou também uma probabilidade 125% maior de pessoas com deficiências severas de vitamina D ficarem dementes.

Esses dados são muito importantes, principalmente para pessoas com mais idade já que com o passar dos anos aumentamos as chances de desenvolver problemas cognitivos e ao mesmo tempo nossa pele passa a produzir menos Vitamina D, tornando a suplementação quase sempre indispensável.

4 – Suas chances são menores contra o câncer

Já são muitas as pesquisas que vem estudando os níveis de Vitamina D em pacientes com câncer, e todas elas afirmam a importância dela.

Segundo os estudos, quanto maior o nível de Vitamina D, maior o tempo de vida em pacientes terminais e maiores as chances de sucesso no tratamento de qualquer tipo de câncer.

Em pacientes com câncer de mama, inclusive, as chances de reverter o câncer chegam a dobrar em pacientes que tem bons níveis de Vitamina D.

vitamina D e o câncer de mama

5 – Maiores riscos de contrair um câncer de próstata mais agressivo

Já vimos que um dos efeitos da falta de vitamina D é tornar mais difícil a luta contra o câncer, mas ela também é importante na prevenção do desenvolvimento da doença.

Um estudo feito com pacientes que diagnosticaram câncer de próstata mostrou que pessoas com falta de vitamina D tem chances 5 vezes maiores de desenvolver um câncer mais agressivo que o normal.

6 – Maiores probabilidades de adquirir graves problemas cardíacos

Já sabemos que a Vitamina D é muito importante para o sistema imune e para combater a inflamação por todo o corpo, mas um estudo mostrou também que um efeito da falta de vitamina D é chances de 20% a 30% maiores de desenvolver problemas cardíacos graves.

deficiencia de vitamina D problemas coração

7 – Maior tendência de ter Artrite Psoriática

Cerca de 30% a 40% dos pacientes com Psoríase também sofrem com um quadro chamado Artrite Psoriática, uma doença auto imune onde o sistema imune ataca as próprias juntas causando dor e inflamação.

Um estudo feito com esses pacientes mostrou que mais de 62% das pessoas com Artrite Psoriática tem baixos níveis de Vitamina D.

8 – Gripes mais frequentes e risco maior de Pneumonia

Por ser super importante para o sistema imune, uma das consequências da deficiência de Vitamina D é uma probabilidade maior e mais frequente de ficar gripado.

Além disso, foi comprovado que as chances dessa gripe se desenvolver para um quadro de pneumonia é multiplicado por 2,5 vezes.

falta de vitamina D gripe e pneumonia

9 – Pode desenvolver Esquizofrenia

Ainda não se sabe exatamente como os níveis de vitamina D afetam doenças psicológicas, mas um estudo feito pelo Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism mostrou que as chances de ficar esquizofrênico são mais de 2 vezes maiores em pacientes com falta de Vitamina D.

falta de vitamina D esquizofrenia

10 – Acelera o quadro de Esclerose Múltipla

Estudos já associaram que um dos efeitos da falta de vitamina D é um risco elevado de doenças neuromusculares como a esclerose múltipla e o mal de Parkinson.

Além dos riscos elevados de desenvolver essas doenças, outros estudos foram feitos comprovando que os baixos níveis de vitamina D ainda aceleram e pioram a situação de quem já possui a doença.

11 – Maiores riscos de Osteoporose

Nosso corpo precisa da Vitamina D para ajudar a absorver o cálcio e manter nossos ossos densos e fortes.

Mais de 50% dos pacientes com Osteoporose foram diagnosticados também com a falta de Vitamina D, mostrando que os baixos níveis dela é um dos principais precursores para essa doença.

consequências da falta de vitamina D

12 – Maiores chances de morrer prematuramente

Isso mesmo, por conta de todos os efeitos e consequência da vitamina D citados aqui hoje e muitos outros que não foram apresentados, pessoas com carência dessa vitamina apresentam muito mais chances de morrer cedo, muito antes de pessoas que possuem bons níveis de Vitamina D.

Previna a falta de Vitamina D!

Como você pode ver, são muitos os efeitos e consequências da falta de vitamina D, e além de afetar muito a sua qualidade de vida e de todas as pessoas ao seu redor, qualquer uma dessas consequências pode representar custos enormes para ser tratada (custos em tempo de vida e dinheiro).

Por isso, a melhor forma de evitar os efeitos da falta de vitamina D é manter os seus níveis de Vitamina D sempre na medida ideal, através do sol, suplementos e com a ajuda de suplementação.

Gostou desse artigo?

Compartilhe e nos ajude a transmitir essa mensagem para que todos saibam da importância da Vitamina D!

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star
12 Efeitos e Consequências da Falta de Vitamina D
5 (100%) 1 vote

Deixe uma resposta