A Vitamina D melhora a Imunidade? – Descubra como reforçar a sua…

Tudo que você precisa saber sobre a Vitamina D e a Imunidade

O artigo de hoje é dedicado à explicar pra você toda a complexa e importante relação da Vitamina D com a Imunidade, como e por que ela ajuda a deixar o sistema imune até 5 vezes mais forte e muito mais…

A Vitamina D

Conhecida como uma das vitaminas mais importantes, a Vitamina D é na verdade um hormônio que desempenha funções importantes em  várias áreas da nossa saúde, contribuindo para a prevenção de mais de 200 doenças.

Hoje, infelizmente mais da metade da população mundial já apresenta falta de Vitamina D e a tendência é esses dados continuarem piorando, e se você vem tendo problemas frequentes de saúde, é bem provável que também esteja com baixos níveis da Vitamina do Sol.

Isso é um perigo já que a deficiência de Vitamina D é uma das principais causas de um sistema imune fraco e um organismo facilmente atingido por doenças.

deficiencia de vitamina D e a imunidade

As causas da falta de Vitamina D

O Grande problema da deficiência de Vitamina D é que ela não atinge 5% ou 10% das pessoas, mas já atinge mais de metade de todas as pessoas do mundo e em alguns países como os Estados Unidos mais de 70% das pessoas estão com níveis baixos, esses dados são extremamente preocupantes.

Mas o que vem causando toda essa carência de Vitamina D que acaba com a nossa imunidade?

Falta de exposição solar

A maior fonte de Vitamina D e que sempre nos ofereceu essa vitamina de graça é o sol, os raios solares ativam um processo na pele capaz de produzir a vitamina D.

O fato é que na vida moderna, trabalhamos quase o dia todo dentro de escritórios e o pouco tempo que resta estamos trancados dentro de casa…

Pra completar, ainda somos bombardeados por propagandas que divulgam a importância do uso de protetor solar (lotado de toxinas), que reduzem nossa absorção de Vitamina D em mais de 90%.

Além da falta de exposição solar, também podemos ter a absorção de Vitamina D prejudicada por uma dieta ruim, um intestino que não consegue absorver gordura, e outros fatores.

Com o tempo e o avançar da idade, o corpo também vai produzindo menos Vitamina D, por isso é importante ficar de olho para começar a suplementar assim que for necessário…

Por que a Vitamina D é importante para o sistema imune?

Muita gente não entende direito como a Vitamina D funciona e como ela é capaz de turbinar nosso sistema imune. A verdade é que a Vitamina D é como um interruptor de luz em nosso organismo.

Quando a Vitamina D é encaminhada para diversas partes do nosso corpo, ela acende esse interruptor em vários genes e processos que são necessários para manter nossa saúde e melhorar o funcionamento de todo nosso organismo, inclusive nas células responsáveis pela imunidade.

E o sistema imune ganha ainda mais destaque, já que sem esse interruptor ser aceso, a força das células T praticamente não conseguem lutar contra os “invasores”.

vitamina d melhora sistema imune

Sistema de prevenção imunitária muito mais forte com Vitamina D

Com o interruptor da Vitamina D para o sistema imune aceso, nosso organismo ganha forças e então consegue começar a se proteger das diversas possíveis patologias e doenças, combatendo bactérias e infecções de maneira eficaz.

Vitamina D e doenças autoimunes

Quando nosso sistema imune está muito estressado ou confuso, ele pode começar a atacar as próprias células saudáveis no nosso corpo ao invés dos invasores externos, caracterizando uma doença autoimune.

Até pouco tempo atrás os cientistas pouco sabiam sobre as doenças autoimunes que eram uma completa incógnita, mas hoje avanços estão sendo feitos e foi descoberta a importância da Vitamina D para combater essas doenças autoimunes.

A Vitamina D acende os interruptores do sistema imune e consegue controlar as células T, que são as responsáveis por identificar quem são as células invasoras e as diferenciar das saudáveis.

Enfim, ainda falta muito estudo sobre as doenças autoimunes, mas hoje já temos alguma evidência de que a falta de Vitamina D é algo frequente em portadores de condições autoimunes e que a suplementação dela ajuda a diminuir a velocidade do progresso da doença em muitos casos.

falta de vitamina d imunidade fraca

O que fazer então?

Se você vem sofrendo com problemas de imunidade (baixa ou com condições autoimunes) o primeiro passo é procurar algum médico atualizado sobre o assunto e que tenha conhecimento sobre a Vitamina D e seu uso no tratamento dessas doenças e para melhorar a imunidade baixa.

No caso de imunidade baixa, qualquer médico consegue solicitar um exame de Vitamina D e verificar se seus níveis estão abaixo do ideal, caso a deficiência se confirme basta começar a pegar mais sol (Sem protetor) e suplementar para repor a vitamina e recuperar sua saúde.

Já as doenças autoimunes costumam representar uma patologia um pouco mais complicada e necessitam o acompanhamento frequente do melhor médico que você conseguir encontrar…

vitamina D imunidade

Esse post te ajudou a saber mais sobre a importância da Vitamina D para a imunidade?

Se sim, compartilhe com seus amigos!

Summary
Review Date
Author Rating
51star1star1star1star1star
A Vitamina D melhora a Imunidade? – Descubra como reforçar a sua…
5 (100%) 2 votes